Sobre Presidente Prudente

Cidade de Presidente Prudente

Presidente Prudente é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertencente à mesorregião e microrregião de mesmo nome, localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 558 km. Ocupa uma área de 562,107 km², sendo que 16,5600 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2010 em 207 625 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 36º mais populoso de São Paulo e primeiro de sua microrregião. Está a 979 km de Brasília, capital federal.

A sede tem uma temperatura média anual de 21,6°C e na vegetação do município predomina uma formação arbórea esparsa. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 103 460 veículos. Com uma taxa de urbanização da ordem de 97,91%, o município contava, em 2009, com 91 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,846, considerando como elevado em relação ao estado.

A Cidade de Presidente Prudente foi emancipada de Conceição de Monte Alegre (hoje Paraguaçu Paulista) na década de 1910. A versão de sua etimologia é que o nome seja uma referência ao ex-presidente brasileiro Prudente de Morais (Itu, 4 de outubro de 1841 — Piracicaba, 13 de dezembro de 1902), que foi um advogado e político brasileiro, primeiro governador do estado de São Paulo (1889-1890). Hoje é formada pela cidade de Presidente Prudente além dos distritos de Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul, Montalvão e a Sede, subdivididos ainda em cerca de 220 bairros. Atualmente é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do Oeste de São Paulo, tanto é que passou a ser conhecida como a "Capital do Oeste Paulista". Com a grande crise econômica de 1929, a economia dos municípios brasileiros ligados à cafeicultura sofreu grande abalo e Presidente Prudente passou a ter novas atividades econômicas, como o cultivo do algodão. A industrialização da cidade iniciou-se em meados da década de 1930.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Seu principal e mais tradicional clube de futebol é o Grêmio Prudente Futebol Ltda., fundado em março de 1989. Existe ainda o Estádio Municipal Eduardo José Farah, o Parque do Povo e o Teatro Municipal Procópio Ferreira. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, publicada na revista Você S.A., Presidente Prudente é a 27ª colocada no ranking das cidades mais promissoras para se construir uma carreira profissional.

Economia

O Produto interno bruto - PIB de Presidente Prudente é o 128º maior do Brasil, destacando-se na área de prestação de serviços. Nos dados do IBGE de 2005 o município possuía R$ 2.971.249 mil no seu Produto Interno Bruto. Desse total, 327.020 mil são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios. O PIB per capita é de R$ 14 652. Dos 5.565 municípios brasileiros, Presidente Prudente ocupa a 27ª colocação no ranking das mais promissoras cidades para se construir uma carreira profissional, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, publicada na revista Você S.A..

Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc), foi criada legalmente pela lei nº 2296/83 de 21 de dezembro de 1983 e oferece cursos aos professores da Rede Municipal, promove projetos de alfabetização e desenvolve a utilização de Prédios Escolares Municipais fora dos horários de aulas e durante os período de férias para a realização de atividades culturais e recreativas. A Secretaria de Educação também é responsável pela coordenação com os órgãos federais e estaduais estabelecendo programas de ensino e educação em geral.

Presidente Prudente conta com escolas em todas as regiões do município. Devido à intensa urbanização os poucos habitantes da zona rural têm fácil acesso a escolas em bairros urbanos próximos. A educação nas escolas estaduais tem um nível inferior ao das escolas municipais, mas a prefeitura está criando estudos para tornar a educação pública estadual ainda melhor, de modo a conseguir melhores resultados no IDEB. O município em 2008 contava com aproximadamente 40.639 matrículas, 2673 docentes e 193 escolas nas redes públicas e particulares. A taxa de alfabetização municipal é de 98%.

O município também destaca-se pelas universidades como a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), União das Instituições Educacionais de São Paulo (Uniesp) e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), e pelas instituições Toledo, Sesi, Senai e Fatec, que juntas concentram mais de 80 mil alunos, distribuídos em mais de 110 cursos diferentes de graduação e pós-graduação. A cidade conta com três universidades, duas faculdades e sete faculdades de educação a distância.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Presidente Prudente .

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia da Cidade Presidente Prudente

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Presidente Prudente por e-mail
 

 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Regente Feijó, Indiana, Caiabu, Mariápolis, Flora Rica, Pirapozinho e Santo Expedito. Rodovia Raposo Tavares

Dados Principais sobre Presidente Prudente

Aniversário: 14 de setembro
Fundação : 1917
Gentílico: prudentino
Área: 562.107 Km²
População 223.749 hab. (2014)
IDH 0,846 - elevado
Prefeitura Presidente Prudente


Brasão de Presidente Prudente
Brasão de Presidente Prudente

Bandeira de Presidente Prudente
Bandeira de Presidente Prudente

Vídeo sobre a cidade de Presidente Prudente
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Presidente Prudente

Mapa Presidente Prudente

 

Moradores ilustres de Presidente Prudente

 

   

  Sobre o EncontraPresidentePrudente
Fale com EncontraPresidentePrudente
Anuncie no EncontraPresidentePrudente
Cadastre sua Empresa no EncontraPresidentePrudente (grátis)



Termos EncontraPresidentePrudente | Privacidade EncontraPresidentePrudente


Bandeira de Presidente Prudente