• página inicial|
  • notícias Pres. Prudente|
  • busca|
  • sobre Pres. Prudente|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias da cidade Presidente Prudente
siga-nos:
Blog de Pres. Prudente
Encontra Pres. Prudente no Google+
siga o Encontra Pres. Prudente no Twitter
siga o Encontra Pres. Prudente no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y

Presidente Prudente: Atividades conscientizam população no Dia de Combate ao Fumo

quinta-feira, 30 de agosto de 2012


Nesta quarta-feira (29) foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Para celebrar a data, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) organizou um roteiro de atividades gratuitas para a população no Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, no centro de Presidente Prudente.

Na ocasião, alunos do curso de enfermagem mediram pressão e índice de massa corpórea, e também orientaram as pessoas quantos aos riscos do tabaco. “Reunimos 64 alunos nesse projeto de extensão. Aqui, eles não fazem somente o trabalho prático, mas também o trabalho educativo, de orientar o fumante. A comunidade tem participado e gostado muito”, diz a coordenadora do curso de enfermagem, Eunice Nelli.

Integrantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) também prestaram atendimentos ao público. Na ocasião, agentes coletaram informações sobre os fumantes e apresentaram as possibilidades para o tratamento. “Aqui, mostramos ao fumante o primeiro passo que ele deve dar dependendo de seu histórico com o tabaco”, explica a supervisora de equipe técnica do centro, Tânia Beker.

Alunos de escolas da rede municipal fizeram parte das atividades. Eles caminharam pelo Calçadão com uma faixa de conscientização. Ao final, soltaram uma bexiga para simbolizar que seus pulmões estão limpos.

Sobre a realização do evento, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Vânia Maria Alves Silva, disse que as atividades realizadas para estimular o combate ao fumo já colhem resultados. “Sempre fizemos esse tipo de atividade e o resultado vem aos poucos, não adianta querer educar a população do dia para a noite, mas hoje já podemos ver que as pessoas estão mais interessadas e conscientes de que precisam deixar o vício”, relata.

População consciente

Um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde mostrou que, em três anos da Lei Antifumo, completados no último dia 7 de agosto, apenas 18 estabelecimentos foram multados em toda a região de Presidente Prudente. A lei tem 99,7% de adesão em todo Estado de São Paulo.

O objetivo da legislação paulista é combater o tabagismo passivo, terceira maior causa de mortes evitáveis segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na região de Prudente, as multas dadas foram, em sua maioria, pela falta da placa ou por sua má disposição nos estabelecimentos, e não por descumprimento dos fumantes, como relatou o técnico da Vigilância Sanitária Estadual, Mário Colnago. “Geralmente é por falta de placa ou por ela não estar em conformidade com o padrão, como, por exemplo, estar em preto e branco ou estar fora da visibilidade do cliente”, explica.

Fonte: iFronteira



Mais notícias sobre Presidente Prudente:

  • Faculdade de Presidente Prudente oferece atendimentos jurídicos gratuitos à comunidade
  • Cidade da Criança e Parque Aquático de Presidente Prudente estarão fechados nesta sexta-feira
  • Arrecadação federal chega a 131 milhões na região de Prudente
  • Franquias de Prudente movimentam 92,9 milhões
  • Com mais 74 casos de dengue confirmados, Presidente Prudente soma 435 catalogações positivas

Esta notícia foi publicada em quinta-feira, 30 de agosto de 2012 a 7:00 na categoria Notícias Pres. Prudente, Serviços Pres. Prudente.

Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    10
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Conheça o novo site de Classificados de Presidente Prudente
    • Prudente: Praça da Juventude do Ana Jacinta está com inscrições abertas para atividades esportivas
    • Banda norueguesa leva rock ao Sesc Thermas de Presidente Prudente
    • Pronatec oferece cursos gratuitos no Senac de Presidente Prudente
    • Museu em Prudente oferece cursos de artesanato; inscrições poderão ser feitas de 10 a 14 de fevereiro
    • Balcão de Empregos da Sedepp disponibiliza mais de 916 vagas para Prudente
    • Concursos têm 280 vagas para região de Presidente Prudente
    • Oficina de maquiagem teatral recebe inscrições em Prudente
    • Balcão de Empregos da SEDEPP disponibiliza mais de 788 vagas para Prudente e região
    • Danny Vincent Band se apresenta em Presidente Prudente
  • Categorias

    • Concursos Pres. Prudente (5)
    • Cursos Pres. Prudente (29)
    • Empregos Pres. Prudente (59)
    • Eventos Pres. Prudente (75)
    • Exposições Pres. Prudente (6)
    • Notícias Pres. Prudente (412)
    • Reclamações Pres. Prudente (4)
    • Serviços Pres. Prudente (99)
    • Shows Pres. Prudente (5)
    • Teatro Pres. Prudente (4)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da cidade Presidente Prudente
Termos do Serviço | Política de Privacidade
Close

Receba noticias sobre Presidente Prudente por email

  • Todo dia noticias somente da sua cidade!
  • Fique informado de eventos, promocoes e tudo que acontece onde voce mora.
  • E o melhor de tudo, e gratis!

Preencha abaixo

Seu e-mail nunca sera divulgado.