Calor aumenta número de pernilongos e aquece venda de defensivos em Prudente
segunda-feira, 15 de outubro de 2012O verão ainda nem chegou, mas já tem gente sofrendo com os pernilongos. Para combater esse inseto existem diversos produtos a venda, desde as opções de venenos até os equipamentos sonoros. Comerciantes de Presidente Prudente esperam que as vendas tripliquem até o final do ano.
No caso dos aparelhos sonoros, o som é imperceptível somente aos ouvidos humanos. Para os pernilongos é um grande ruído que acaba afastando-os do ambiente.
Em uma loja de Presidente Prudente os produtos que ajudam na eliminação dos insetos aumentaram cerca de 20% em relação ao mês passado. A tendência é que essa quantidade aumente três vezes até o final do ano.
“O começo do verão ainda está para chegar e, com isso, aumenta muito mais os pernilongos do que o normal”, fala o engenheiro agrônomo Carolino César Caldeira.
Segundo o biólogo Luiz Waldemar de Oliveira o calor favorece a proliferação do mosquito. Ele é atraído pelas altas temperaturas. Somente a fêmea se alimenta de sangue.
“Nesta época do ano estamos passando por temperaturas exageradamente quentes, um período de seca, o que colabora a proliferação do perniongo”, afirma o especialista.
De acordo com o médico infectologista André Luiz Pirajá a higiene é uma grande aliada para evitar a presença de pernilongos. Ele ainda alerta sobre o uso excessivo de venenos.
“Se não for um uso adequado com a faixa etária, aprovado por um órgão regulador, essas substâncias podem um teor tóxico que pode agredir o fígado dessas pessoas”, explica o infectologista.
Fonte: iFronteira
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Motorista e telefonista são algumas das vagas de emprego da semana em Presidente Prudente
- Hospital Estadual em Presidente Prudente abriu inscrição para técnico em enfermagem
- Cidade da Criança e Parque Aquático de Presidente Prudente estarão fechados nesta sexta-feira
- De olho na Copa, empresas de Prudente procuram funcionários bilíngues
- Polícia admite que pode ter disparado contra palmeirenses em Presidente Prudente