• página inicial|
  • notícias Pres. Prudente|
  • busca|
  • sobre Pres. Prudente|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias da cidade Presidente Prudente
siga-nos:
Blog de Pres. Prudente
Encontra Pres. Prudente no Google+
siga o Encontra Pres. Prudente no Twitter
siga o Encontra Pres. Prudente no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y

Presidente Prudente debate vida indígena no século XXI

terça-feira, 17 de abril de 2012


O Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia (Cemaarq) da Unesp de Presidente Prudente realiza, de 16 a 21 de abril, a exposição “O Índio no século XXI”. A mostra apresentará um pouco da vida indígena em pleno século XXI e os problemas que eles vêm enfrentando com o contato com a sociedade.

O material a ser exposto é do período pré-histórico e foi obtido por meio de pesquisas arqueológicas realizadas pelos pesquisadores do Cemaarq na região de Presidente Prudente. São artefatos de pedra lascada, que datam de 7.000 a 5.000 a.p (antes do presente), de pedra polida e de cerâmica, que datam de aproximadamente de 1.000 a.p. Os objetos mostram o modo de vida das populações em um passado remoto.

Haverá também artefatos confeccionados por índios contemporâneos, que mostram tanto a riqueza do artesanato tradicional indígena, bem como as influências dele sobre o nosso cotidiano. Esse acervo deve permitir uma reflexão sobre a proximidade cada vez maior da sociedade em relação às tribos.

A programação inclui, ainda, a apresentação de um teatro de fantoches, com lendas indígenas, que serão apresentadas por monitores da Unesp, além da exibição de filmes sobre temas indígenas. “O objetivo da exposição é mostrar ao público em geral um pouco da vida dos índios brasileiros, desde os primórdios até os dias de hoje”, informa Ruth Kunzli, coordenadora do evento e professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente.

A exposição de objetos, acompanhados de cartazes e fotos, reúne material dos acervos do Cemaarq e do Ceimam (Centro de Estudos Indígenas Miguel A. Menendez) do Câmpus da Unesp de Araraquara.

O público alvo é formado pela população local e alunos e professores de escolas públicas e particulares da região. O horário da visitas é das 8h às 22h. A coordenação Geral é de Ruth Künzli e a coordenação das atividades, de Leonice Bigoni. Agendamentos de grupos podem ser feitos com Carmen Lucia pelo telefone: (18) 3229-5327 ou pelo endereço cemaarq.museu@fct.unesp.br.

Fonte: Planeta Universitário



Mais notícias sobre Presidente Prudente:

  • Prudente recebe exposição sobre história de Hiroshima e Nagasaki
  • Mostra de Robótica reúne projetos de mais de 70 estudantes de Prudente e região
  • Sesi tem exposição de obras com materiais recicláveis em Presidente Prudente
  • Mutirão de combate à dengue é realizado em distritos de Presidente Prudente
  • Centenário de Jorge Amado é tema de exposição em Prudente

Esta notícia foi publicada em terça-feira, 17 de abril de 2012 a 20:53 na categoria Exposições Pres. Prudente.

Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    10
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Conheça o novo site de Classificados de Presidente Prudente
    • Prudente: Praça da Juventude do Ana Jacinta está com inscrições abertas para atividades esportivas
    • Banda norueguesa leva rock ao Sesc Thermas de Presidente Prudente
    • Pronatec oferece cursos gratuitos no Senac de Presidente Prudente
    • Museu em Prudente oferece cursos de artesanato; inscrições poderão ser feitas de 10 a 14 de fevereiro
    • Balcão de Empregos da Sedepp disponibiliza mais de 916 vagas para Prudente
    • Concursos têm 280 vagas para região de Presidente Prudente
    • Oficina de maquiagem teatral recebe inscrições em Prudente
    • Balcão de Empregos da SEDEPP disponibiliza mais de 788 vagas para Prudente e região
    • Danny Vincent Band se apresenta em Presidente Prudente
  • Categorias

    • Concursos Pres. Prudente (5)
    • Cursos Pres. Prudente (29)
    • Empregos Pres. Prudente (59)
    • Eventos Pres. Prudente (75)
    • Exposições Pres. Prudente (6)
    • Notícias Pres. Prudente (412)
    • Reclamações Pres. Prudente (4)
    • Serviços Pres. Prudente (99)
    • Shows Pres. Prudente (5)
    • Teatro Pres. Prudente (4)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da cidade Presidente Prudente
Termos do Serviço | Política de Privacidade
Close

Receba noticias sobre Presidente Prudente por email

  • Todo dia noticias somente da sua cidade!
  • Fique informado de eventos, promocoes e tudo que acontece onde voce mora.
  • E o melhor de tudo, e gratis!

Preencha abaixo

Seu e-mail nunca sera divulgado.