Presidente Prudente registra o primeiro caso de leishmaniose canina do ano
terça-feira, 19 de março de 2013A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), confirmou nesta segunda-feira (18) o primeiro caso de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) contraído na cidade.
O animal é de um morador do Jardim Paulista. De acordo com o médico veterinário Célio Nereu Soares, o proprietário já foi notificado a entregar o cachorro ao órgão para que seja realizada a eutanásia. Ele também pode procurar um veterinário na cidade de Presidente Prudente para submetê-lo ao procedimento.
O CCZ, agora, aguada o parecer do dono para tomar as providências. O prazo é até sexta-feira (2) e ele pode ser multado, caso não o cumpra.
O exame que identificou a doença foi feito no mutirão realizado na cidade pelo órgão e feito pelo Instituto Adolpho Lutz. A leishmaniose é transmitida pelo mosquito palha e infecta, principalmente, animais domésticos.
O inseto deposita seus ovos em quintais sujos com material em decomposição, como folhas, frutas e fezes de animais. Por isso, a população é fundamental para que a doença não se alastre e afetem outros cães.
Fonte: IFronteiras
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Prudente: Prudesan apresenta menor preço para executar projeto de reforma da Praça 9 de Julho
- Supermercados de Presidente Prudente iniciam campanha para eliminar uso de sacolas plásticas
- Presidente Prudente passa os 3,2 mil casos de dengue em 2013
- Demissões em massa em Banco paralisam 6 agências em Prudente
- Presidente Prudente volta a registrar caso de dengue após pausa de mais de dois meses


