Projeto é apresentado para a distribuição de sacolinhas plásticas em Prudente
sexta-feira, 1 de junho de 2012Na sessão da Câmara desta quinta- feira (31), os vereadores Bebé (PSD), Nilton Gaiola (PSC) e Jorge Parada (PT) irão apresentar um projeto de lei visando resolver as reclamações da população sobre o fim da distribuição das sacolas plásticas nos supermercados, desde o íncio de abril.
A proposta obriga a distribuição de sacolas biodegradáveis como é feito em várias cidades do Estado, entre elas Bebedouro, Barretos, Franca, entre outras..
Para o pesquisador em meio ambiente André Batalhão, dois fatores merecem destaque nessa discussão. Um deles é o econômico. “O custo das sacolinhas é bem considerável nos gastos dos supermercados, ou seja, pagamos por ele embutido no valor dos produtos e, desde quando aboliram o material, não percebemos nenhuma queda de preço nos supermercados.”
Fator ambiental
Outra questão é o fator ambiental, já que a cidade tem problemas com resíduos. “Quanto à diminuição do material, representa um ônus menor para o meio ambiente. Vale destacar que a cidade está com dificuldades para dar destino final aos resíduos, e o manejo é muito caro”, fala Batalhão.
O não contentamento da população chamou a atenção dos vereadores. “Para elaborar o projeto, nos baseamos nas várias reclamações que recebemos no gabinete de problemas causados devido a isso e sobre o modelo viabilizado em Franca”, declara o vereador Bebé.
O projeto bate de frente com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Associação Paulista dos Supermercados, o Ministério Público e o Procon. O TAC suspendeu a distribuição, no início de abril, das sacolinhas em supermercados.
Fonte: Ribeirão on line
Mais notícias sobre Presidente Prudente:
- Jovens arrecadam brinquedos para crianças carentes em Prudente
- Inscrição para integrar o Conselho Tutelar de Prudente é prorrogada
- Aluno de academia em Prudente furta celular e esconde em tronco de árvore
- Pintor furta mais de 400 reais de hipermercado de Prudente e é preso
- Prefeitura de Presidente Prudente abre terceirização de 377 cargos